BLOG

Twitter
Facebook

PERSEGUIÇÃO AO JORNALISTA SIDNEY REZENDE: ATAQUE AO JORNALISMO E À LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

06/07/2016 | Comentários (0) | Política | Por: Altamir Tojal

Toda vez que vejo um episódio de intolerância e perseguição, seja política, religiosa, ideológica ou o que for, mais suspeito de que não há diferença entre o caçador de bruxas e o aprendiz de feiticeiro. Além do dano para a pessoa atingida e para a sociedade, o efeito bumerangue acaba acontecendo.

Pois é, feito o nariz de cera, vou ao ponto: conheço Sidney Rezende há 25 anos. É um dos melhores jornalistas do país. Seu trabalho na televisão e no rádio tem sido lastreado na competência e na ética. É também um empreendedor. Mesmo empregado em grandes empresas da mídia desenvolveu negócios próprios. Seu portal SRZD é independente e plural. Sidney mantém um blog rico em observações inteligentes e corajosas, com linguagem serena e elegante.

Sidney Rezende foi contratado para trabalhar na EBC por seu valor profissional. Foi umas das poucas coisas positivas na fase final do governo Dilma. Ele certamente melhoraria a programação e o ibope das emissoras do grupo. Foi uma estupidez ter sido descontratado no começo do governo Temer.

O portal SRZD concorre no mercado publicitário e veicula anúncios em troca de retorno de audiência para empresas privadas e públicas, como os demais órgãos de imprensa. Também é deplorável a retaliação publicitária que está sofrendo do governo.

Jornais, revistas e pessoas nas redes sociais veicularam acusações levianas sobre o contrato de Sidney som a EBC. Os valores estão nos parâmetros do mercado e o seu trabalho não esteve nem está a serviço de governos e partidos. Inclui-lo na lista dos chamados “blogueiros sujos”, além de ser uma injustiça serve para confundir os menos informados, botando juntos um jornalista de verdade com outros que não honram a profissão.

Usar a mudança de governo e a dramática situação política do país para afastar do trabalho um profissional competente e cortar publicidade de um veículo independente são atos de vingança e oportunismo de consequências graves para a sociedade. Isso não atinge apenas o jornalista Sidney Rezende. É um ataque ao jornalismo, à imprensa, à liberdade de expressão e à democracia.

Este caso vergonhoso da perseguição a Sidney Rezende, associa gente revanchista, ressentida e desinformada.

Voltando ao nariz de cera: quem promoveu e se beneficiou da corrupção deve enfrentar a justiça. Jornalistas de aluguel perdem credibilidade, que é o valor maior da profissão. Vingadores são estúpidos e covardes. Os piores são os que agem em nome de causas e bandeiras. Reproduzem as práticas daqueles que dizem criticar. E acabam sendo alcançados de volta pela violência e pela injustiça que promovem.



Comentários

Nenhum comentário para esse post.
Deixe seu comentário agora.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

Digite os caracteres da imagem no campo abaixo

ESTE MUNDO POSSÍVEL © | Todos os direitos reservados.
Todos os textos por Altamir Tojal, exceto quando indicado.
Antes de usar algum texto, consulte o autor.