BLOG

Twitter
Facebook

COLETÂNEA VEREDAS, UM PANORAMA DO CONTO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO

05/11/2013 | Comentários (0) | Literatura | Por: Altamir Tojal

Diferentes narrativas em pequenas porções

A coletânea “Veredas – Panorama do conto contemporâneo brasileiro” publica dois minicontos meus: “Díptico Lado Um” e “Díptico Lado Dois”. São narrativas que guardam certa simetria e se complementam, a meu ver. O tema em comum é, talvez, o erotismo intermediado pela tecnologia da conectividade e interatividade. Trata-se de uma coletânea de microcontos, minicontos e contos pequenos, publicada pela editora Oito e Meio.

O lançamento do livro será no dia 14/11, quinta-feira, 19h, no Espaço Oito e Meio, na travessa dos Tamoios, 32-C, Flamengo, RJ. A proposta da coletânea é apresentar estratégias narrativas em que escritores empenham-se por um caminho novo para a sua ficção. Autores: Altamir Tojal, Anderson Fonseca, Antônio Dutra, Daniel Russell Ribas, Felipi Fernandes, Fernando Fiorese, Francisco Slade, Geraldo Lima, Leandro Jardim, Leonardo Villa-Forte, Márcia Barbieri, Mariel Reis, Nilto Maciel, Pedro Salgueiro, Ronaldo Cagiano, Tony Monti, Victor Paes e Whisner Fraga.

No texto “Contistas do Novo Século”, que apresenta a coletânea, o professor Rinaldo Fernandes, diz: “O conto, sabemos, é múltiplo, apresenta variações. Os autores aqui aderem às várias possibilidades do gênero. Há os contos mais longos (não ultrapassando três/quatro páginas), os mini e os microcontos. Nestes últimos, especialmente, há escritores nesta coletânea com um desempenho formidável. Mas os relatos mais longos também têm força, não deixando de dialogar com a grande tradição do conto brasileiro. No geral, atenuaram-se os experimentalismos, as aventuras da linguagem (típicas do conto brasileiro dos anos 70). A língua falada na rua (e ouvida no rádio e na TV, ou escrita no e-mail) é a que predomina nos relatos aqui reunidos.” Rinaldo Fernandes é escritor, doutor em Teoria e História Literária e professor de literatura.

Mais informações: https://www.facebook.com/veredaspanoramadoconto



Comentários

Nenhum comentário para esse post.
Deixe seu comentário agora.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

Digite os caracteres da imagem no campo abaixo

ESTE MUNDO POSSÍVEL © | Todos os direitos reservados.
Todos os textos por Altamir Tojal, exceto quando indicado.
Antes de usar algum texto, consulte o autor.