BLOG

Twitter
Facebook

Autores, editores e meios alternativos

17/06/2011 | Comentários (0) | Literatura | Por: Altamir Tojal

A relação entre autores e editoras foi tema de reportagem na revista Negócios da Comunicação, na qual tive oportunidade de participar. Assinalei a relevância crescente - e cada vez mais evidente - de sistemas alternativos de produção e distribuição de livros, seja em papel ou nos formatos eletrônicos, que tendem a renovar essa relação. Os portais literários colaborativos e os blogues, além das redes sociais, têm-se mostrado boas formas complementares às publicações pelas editoras tradicionais.

A reportagem “Autor e editor na berlinda” é de Sergio Pereira Couto, que ouviu o escritor Antonio Torres e a editora Maria Amélia Mello, entre outros autores e dirigentes de casas editoriais. Como geralmente uma parte do que se diz não cabe nas matérias jornalísticas, publico aqui dois tópicos da minha entrevista que não foram usados, mas que acho relevantes:

Produção do gosto

“Eu gostaria que fossem publicados mais autores brasileiros. Mas também é muito bom que publiquem bons autores estrangeiros. O que é lamentável, a meu ver, é a preferência quase exclusiva de algumas grandes casas editoriais por um tipo de obra formatada somente para fazer sucesso comercial, dentro de um modelo de produção, distribuição e marketing globalizado. As listas de best sellers são um triste retrato desse modelo de imposição do mercado à sociedade. Não concordo com o argumento de que isso acontece porque é esse tipo de livro que as pessoas querem ler. Na verdade há um poderoso esforço de marketing para produzir o gosto e para forçar a escolha desses livros”.

Liberdade em questão

“A liberdade é o maior valor na criação literária e artística em geral. Embora isso aparentemente não esteja em questão hoje em dia, entendo que é preciso cuidar permanentemente para assegurar a liberdade. Ela pode ser ameaçada tanto pelo autoritarismo do estado e pelos fundamentalismos religiosos como pela submissão ao dinheiro e ao mercado”.



Comentários

Nenhum comentário para esse post.
Deixe seu comentário agora.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

Digite os caracteres da imagem no campo abaixo

ESTE MUNDO POSSÍVEL © | Todos os direitos reservados.
Todos os textos por Altamir Tojal, exceto quando indicado.
Antes de usar algum texto, consulte o autor.